AS 5 MAIS DA BOTÂNICA

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

As 5 plantas mais mortais do mundo



White snake-root

A planta é muito venenosa e facilmente encontrada pela América do Norte. Adaptável a varias lugares do mundo, ela cresce em ambiente variável de regiões sombrias até terras abertas; o princípio tóxico da planta é tremotol. A planta é tão tóxica que o leite e carne obtidos do gado, este que consumiu a mesma, se tornam venenosos. O fator veneno desta planta é usado com sucesso como um antídoto para picadas de cobra. 


                                Fonte: google imagens


Actaea pachypoda (olho de boneca)

 A estrutura branca é o fruto da planta, e aparentam como olhos de boneca pela coloração branca e pela mancha negra, daí a popularidade da planta pelo nome. A planta é bonita com folhas largas e flores brancas, é mortal e venenosa. Os frutos da mesma são os mais tóxicos para humanos, possuindo efeitos tóxicos para o coração e pode levar à parada cardíaca pelo consumo. A olho-de-boneca, também conhecida como white baneberry, pode até parecer simpática, mas é muito perigosa. Nativa da área norte e leste da América do Norte, essa planta florida, que mede apenas 1 cm de diâmetro e tem pequenas frutinhas brancas com uma mancha preta, é muito semelhante ao objeto que lhe dá nome.
Ainda que toda a espécie tenha sido considerada danosa ao homem, a maior parte de sua toxina fica concentrada no fruto. Infelizmente, muitas crianças já foram vítimas da White Baneberry, porque, além de bela, ela É muito doce. A baga contém uma toxina chamada carcinógeno, que possui efeito sedativo, quase que imediato, no músculo cardíaco humano e causa morte rápida.

                                Fonte: google imagens


Brugmansia suaveolens (trompete de anjo)

Esta planta possui um alucinógeno muito potente e muito tóxico. Causa efeitos graves como a morte, e paralisia de músculos, afetando a respiração. Ela é uma planta nativa da América do Sul, podendo ser encontrada em diversas regiões do Brasil. O nome trombeta-de-anjo se deve ao formato de pêndulo da flor, que em geral possui coloração branca e amarela, embora seja possível encontrar variedades e híbridos de tons rosados.
Com tamanho entre 14-50 cm, todas as partes da Brugmansia suaveolens são consideradas tóxicas e narcóticas. Ela contém alcaloides tropânicos como escopolamina, atropina e hiosciamina. Mesmo sabendo do perigo, algumas pessoas ingerem um chá feito com as flores como um potente alucinógeno. O nível de toxicidade varia conforme o tipo da planta, sendo praticamente impossível saber quanto veneno uma pessoa tomou. Em geral, quem brinca com a trombeta-de-anjo acaba tendo uma overdose e morrendo ou sofrendo de paralisia dos músculos lisos, taquicardia, confusão, midríase, alucinações visuais e auditivas.
Embora seja perigosa, a espécie também possui propriedades medicinais, tais como antiasmática, cardiotônica e anticonvulsivante. Não é incomum ela ser utilizada para fabricação de remédios para mal de Parkinson, problemas cardíacos, síndrome pré-menstrual e infecções urinárias.

                                Fonte: google imagens



Oleandro (Oleander)

A planta é venenosa, mas é cultivada de forma popular como planta de jardim. Os casos de toxicidade pela planta são elevados, porém, a mortalidade é muito baixa. O princípio tóxico é uma toxina cardíaca, que causa dor abdominal com sangramento, às vezes; e pode causar também batimentos cardíacos irregulares, e convulsões que podem gerar coma e morte. 

                                Fonte: google imagens


Western water hemlock

Esta planta é de longe uma das mais venenosas em toda América do Norte. Cresce em áreas úmidas possuindo um odor muito agradável, daí o consumo dos animais. Uma pequena porção da planta é suficiente para mostrar o efeito tóxico, e a morte pode acontecer em torno de 15 minutos em casos graves; em humanos há efeito intenso. O efeito inicia com espuma próxima à boca e se torna grave com convulsões, paralisia e até insuficiência respiratória.
Water hemlock é um grupo de plantas extremamente venenoso e que pode ser encontrado nas regiões temperadas do hemisfério norte. Todas elas possuem flores brancas ou amarelas bastante distintas, que são dispostas em formato de guarda-chuva. Nos EUA, essas simpáticas plantinhas são consideradas as mais danosas de todas. Elas contêm uma substância conhecida como cicotoxina, que causa convulsões, náusea, vômito, dores abdominais, tremores e confusão e todas as partes do espécime são perigosas, principalmente a raiz, onde o veneno é mais potente. Geralmente, a morte é causada por insuficiência respiratória ou fibrilação ventricular, que ocorrem poucas horas após a ingestão.


                                Fonte: google imagens


Suicide tree

Esta árvore possui 2 variedades, porém trata-se da variedade indiana (Cerbera odollam) que cresce região selvagem em Kerala e pelas regiões costeiras; carrega frutos de sementes muito venenosas. Há um alcalóide que é cardio tóxico, e altera o cálcio do canal do coração e causa insuficiência respiratória. Em autópsias não consta a toxina, assim assassinatos e suicídios pelo envenenamento por esta toxina passam despercebidos.

                                Fonte: google imagens













Nenhum comentário:

Postar um comentário