AS 5 MAIS DA BOTÂNICA

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

As 5 flores mais espetaculares do mundo



Flor Huernia zebrina 

São notáveis por suas magníficas flores pontiagudas, verdadeiras obras de arte na natureza, tendo sua origem provavelmente na África. Com flores com o diâmetro entre 4 a 5 cm, podendo chegar a 8 cm. São flores listradas e ofuscadas por este suculento disco de cor achocolatada, ao centro. Na língua espanhola e inglesa, a espécie foi popularmente apelidada de “flor donut”. Esta flor não é exigente quanto ao substrato e as regas, podendo ser propagado por brotações laterais ou sementes.

                                Fonte: google imagens



Flor da Peristeria elata
 
A delicada flor da Peristeria elata, é muito popular entre os religiosos, parece envolver uma pomba branca com as suas pétalas, conquistando os seus próprios fiéis. A espécie foi escolhida como flor nacional do Panamá e pode ser encontrada em diferentes países da América Latina, inclusive no norte do Brasil. Trata-se de gênero em tudo muito próximo a Lycomormium. Deste diferencia-se pela sépala dorsal de suas flores que é totalmente livre na base, e por apresentar com labelo trilobado cujo lobo mediano é mais longo que os laterais. A flor apresenta grandes pseudobulbos ovais ou um tanto cônicos, carnosos, quando novos com Bainhas de consistência membranácea, com uma ou poucas folhas apicais grandes e vistosas, caducas, pseudopecioladas, plicadas, elíptico-lanceoladas, com nervuras espessas, subcoriáceas. Há ainda certa controvérsia se a inflorescência ereta ou arqueada deveria servir como diferença entre estes gêneros, mas parece ter sido critério abandonado em favor das outras diferenças florais.

                                Fonte: google imagens


Flor Stapelia flavopurpurea
Esta flor cresce na Namíbia e parece uma estrela-do-mar. Ao contrário da maioria das apocináceas em seu gênero (famosas pelo odor desagradável que atrai moscas polinizadoras), a sua essência lembra mel. A flor-estrela é uma planta ideal para jardins de pedra, combinada com outras suculentas e cactos. Pode ser plantada em vasos e jardineiras também. Devem ser cultivadas sob sol pleno, em solo fértil, leve, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Tolera a sombra parcial e o frio subtropical. Em países de clima temperado necessita passar o inverno rigoroso em casas de vegetação. O replantio bienal dá novo animo e vigoriza a planta. 

                                Fonte: google imagens


Flor Tacca chantrieri

A exótica Tacca chantrieri é raríssima entre as flores devido a sua cor quase totalmente negra. Cresce em solo asiático e ficou conhecida como “flor morcego” devido a semelhança de suas pétalas com a asa do morcego em vôo. Por algum tempo, pensou-se que seu aspecto sombrio atraía moscas polinizadoras, à procura de matéria orgânica em decomposição. Mas não é o caso: a espécie se vira muito bem sozinha (autofecundação). Da distante Malasia a Tacca negra, é uma flor de visual extremamente exótico, possuindo "filetes" que podem atingir 20 cm, Estas flores gostam de sombra e boa circulação de ar, não gostam de muito calor, nem de ar muito seco.  

                                Fonte: google imagens


Flor Ceropegia haygarthii

Esta planta em si é uma espécie de cipó, pertence à família Apocynaceae. O que a torna excepcional são as flores: ocas por dentro, suas paredes internas são repletas de filamentos, que apontam para baixo e dificultam a saída de moscas polinizadoras. Alguns acham que esta estranha flor lembra um guarda chuva invertido, outros a chamam de flor-palhaço. É uma espécie originária da África do Sul, muito valorizada por inúmeros colecionadores devido a sua beleza extremamente ornamental. No seu cultivo é primordial proteção contra o frio extremo e por via de regra cuidados específicos devem ser respeitados para não se perder a muda, que naturalmente é muito difícil de ser cultivada fora de seu habitat natural. Foi documentada pela primeira vez em 1753, recebendo o nome em seu primeiro contato como fonte de cera. Recebe também recebe outros nomes: Flor lanterna, Flor guarda-sol, Flor paraquedas, Tubulação do bosquímano, Corda de corações, Cobra creeper, Videira vinho de vidro, Videira rosário e Colar videira, dentre outros.

                                          
Fonte: google imagens